Perguntas e Respostas

Os fundamentos teóricos da Psicanálise são embasados no estudo do Inconsciente; este é um lugar cujos registros são a causa privilegiada de distúrbios emocionais, psíquicos, sociais, familiares que originam mal-estar e variados sintomas no sujeito, por exemplo, a angústia, a depressão, a mania, medos, fobias, a paranóia e infelicidades de natureza neurótica em geral.
A Psicanálise, pelo estudo clínico do Inconsciente no consultório analítico, propõe-se a abordar questões psíquicas do paciente, que por nenhum outro método seriam resolvidas.
Entrevistas preliminares ou tratamento inaugural;
Ressurgência do Inconsciente no campo transferencial, qual seja, o vínculo entre o Analista e o Analisando; Transferência e aliança terapêutica; Associação livre de idéias ou discursos do Inconsciente, incluindo o relato dos sonhos e devaneios; Exercício da escuta flutuante pelo psicanalista; Ação do Analista na estrutura psíquica do Analisando, na busca dos traumas inconscientes conectados aos seus sintomas, através das interpretações, cortes ou pontuações;
Outros elementos que não cabe aqui descrever.
A Psicanálise lida com o Inconsciente, cujos registros, formados em sua maioria na infância, do nascimento até os cinco anos de idade, na relação com as figurações parentais e outros significantes.
Os citados registros do Inconsciente, além da personalidade equilibrada, podem também ser traumas causadores de sintomas no sujeito, emocionais, psíquicos, como a angústia no caso das neuroses.
A Psicologia, em grande parte, lida com o comportamento aparente do paciente, no sentido de buscar solução para os problemas psíquicos no campo consciente.
A Psiquiatria é uma especialidade da medicina; busca tratar as desordens psíquicas, privilegiando a prescrição de medicamentos psicoativos ou os chamados medicamentos controlados.
Foi desejo de Freud, ao fundar a Psicanálise no início do século XX, que ela não se tornasse, por vários motivos, especialidade da medicina; Ficou determinada que a transmissão e o ensino da Psicanálise ocorreriam no âmbito de instituições denominada Sociedade Psicanalítica; Além da teoria psicanalítica, foram introduzidas a análise didática dos futuros Analistas e a Clínica Supervisionada;
A Formação em Psicanálise dura em torno de cinco anos e o exercício da clínica psicanalítica pelo Psicanalista são regulados pelo direito consuetudinário, normas societárias, ética extra e intrateórica, reconhecidos pelos Estados dos países ocidentais.
Sim. Quaisquer graduações universitárias podem ser aceitas como pré-requisito para a Formação em Psicanálise.
Prefere-se, no entanto, graduados em medicina, psicologia, filosofia, pedagogia, sociologia, antropologia e outros cursos na área de humanidades; Mais do que o tipo de curso, interessa muito, na seleção de candidatos à Formação em Psicanálise, os seus perfis culturais e psíquicos.
Sim, com formulações adicionais. Fundada pelo Dr. Sigmund Freud que em obra de 23 volumes instituiu o arcabouço conceitual da Psicanálise como teoria e clínica.
Lacan e outros teóricos posteriores ressignificaram a teoria freudiana, dando face nova ou criando novos conceitos.
A grande dicotomia no campo das Instituições Psicanalíticas na atualidade é entre freudianos e lacanianos.
A ARPI tem a sua singularidade; ante o campo teórico freudiano e o campo teórico lacaniano, criou-se o movimento psicanalítico pelo campo teórico unificado. Refunda-se, portanto, a Psicanálise dita agora contemporânea, cuja estrutura teórica é a síntese da maioria das contribuições dos fundadores e estudiosos da Psicanálise.
A demanda de um tratamento psicanalítico pode ocorrer por indicação de outros profissionais, familiares, amigos e pelo próprio paciente, quando algum problema psíquico, social, etc, o exija.
O tratamento psicanalítico: sua duração não pode ser previamente definida. Em geral, o tempo mínimo de uma análise é de dois anos, com duas ou três sessões por semana.
A Psicanálise clássica tem a duração mínima de dois anos, com freqüência de duas a três sessões por semana;
A psicoterapia de natureza psicanalítica breve trata de distúrbios psíquicos agudos, como acontecimentos súbitos e traumáticos, com o mínimo de doze sessões; o tratamento é focado no problema, não se aprofundando a pesquisa do Inconsciente, como é realizada na psicanálise clássica.
Não. A hipnose e a regressão não são mais instrumentos da psicanálise contemporânea. Foram utilizadas por Freud no período da pré-história da Psicanálise.
Não receita, pois a psicanálise visa solucionar as psicopatologias, na medida das possibilidades, sem o uso dos fármacos psicoativos;
Se o psicanalista for médico e manejar os fármacos psicoativos, havendo estrita indicação, poderá prescrever medicamentos;
Quando o Analista não for médico, na estrita necessidade de uma prescrição farmacológica, deverá referir o Analisando a médico de sua confiança.
A Psicanálise está indicada para todas as faixas de idade. Está disponível na Clínica:
- Psicanálise do Adulto
- Psicanálise do Adolescente
- Psicanálise da Criança
- Psicanálise do infans (bebês).